APRESENTAÇÕES DO PROJETO FOLCLORE NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO GOMES PINTO / VIÇOSA - ANO 2012
PROFESSORA SILVIA PATRÍCIA COM A TURMA DO 4º ANO "C"
CONFIRA AS FOTOS
ALUNA MONIKE, REPRESENTANDO A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA
ALUNA VALESKA, REPRESENTANDO A LENDA DA UIRAPURU
ALUNO LEONARDO - (SACI PERERÊ) - ANAIAS (O CURUPIRA) - RODRIGO (PAPA-FIGO)
A VICE DIRETORA FRANCISCA ALVES PRESTIGIANDO AS APRESENTAÇÕES
A PROFESSORA NEIDE COM OS PERSONAGENS
RODRIGO COMO PAPA-FIGO ESTA MUITO BOOOOOMMMMMMM
A PROFESSORA SILVIA E SUA TURMA, LEGAL DEMAISSSSSSSSSSS...
REVELUCIA (COORDENADORA EDAGÓGICA) TAMBÉM PRESTIGIOU A APRESENTAÇÃO
FOTOS DA TURMA DO 3º ANO "A" COM A PROFESSORA VALMIRA QUE TRABALHOU COM PARLENDAS E NO FINAL CONFECCIONOU UM LIVRO SANFONADO
CONFIRA AS FOTOS
RODA DE LEITURA DE PARLENDAS
CADA ALUNO LENDO A SUA PARLENDA ESCOLHIDA NOS LIVROS DO PROJETO TRILHAS
PAINEL COM AS LENDAS
ALUNOS DO 3º ANO "B" - PROFESSORA AURENÍVEA - TRABALHOU COM AS LENDAS DO FOLCLORE
ALUNOS DO 5º ANO "A" - PROFESSORA ANA CLÁUDIA - TAMBÉM TRABALHOU O FOLCLORE - CONFRA AS FOTOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
A PROFESSORA ANA CLÁUDIA E SUA TURMA
O ALUNO JOSÉ AUGUSTO REALIZANDO AS TAREFAS NA SALA DE AULA
OLHA A TURMA DO 5º ANO 'A' NÃO É LEGAL?
A TURMA DO 2º ANO "U" - PROFESSORA MÔNICA IZABEL - TRABALHOU COM BRINCADEIRAS
VEJAM AS FOTOS
AS MENINAS PULANDO CORDA
OS MENINOS PULANDO ELÁSTICO
QUEM APAGOU AS LUZES????????????
A PROFESSORA GIRANDO A CORDA PARA AS CRIANÇAS BRINCAR
ESSA BRINCADEIRA É BOLA DE GUDE, ESSA É LEGAL..........
ALUNA GERLLANYA E ANALISSE
GERLLANYA E KATIANY
ANALISSE E INGRID
ANALISSE E INGRID
GERLLANYA - ANALISSE E KATIANY
ESSAS MENINAS SÃO DEMAIS.............
A TURMA DO 1º ANO COM A PROFESSORA ELZA -
PINTANDO ATIVIDADES
ESSE FOI O PAINEL DA SALA DA PROFESSORA ELZA
PROFª ELZA E SUAS CRIANÇAS PINTANDO
ALUNOS DO 4º ANO "A" - PROFESSORA JAILMA
VEJAM AS FOTOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
TRABALHO FEITO PELOS ALUNOS
PROFESSORA JAILMA E SUA TURMA DO ANO ANO "A"
ESCOLA MUNICIPAL
FRANCISCO GOMES PINTO
ENSINO DE 1º AO 9º ANO
DO ENSINO FUNDAMENTAL
VIÇOSA / RN
PROJETO FOLCLORE
“MANIFESTAÇÕES CULTURAIS”
IDEALIZADORES:
ü Revelucia de Paiva Freitas
(Coordenadora Pedagógica)
ü Antonia Elza Sabino
(Profª: 1º ano “U”)
ü Mônica Izabel de S.
Monteiro(Profª: 2º ano “U”)
ü Valmira Sabino de Almeida
(Profª: 3º ano “A”)
ü Aurenívea Andrade (Profª:
3º ano “B”)
ü Jailma Batista (Profª: 4º
ano “A”)
ü Maria Aurilene C. de
Andrade (Profª: 4º ano “B”)
ü Sílvia Patrícia de
Oliveira (Profª: 4º ano “C”)
ü Ana Cláudia de S. Monteiro
(Profª: 5º ano “A”)
ü Cledna Fernandes de
Oliveira (Profª: 5º ano “B”)
VIÇOSA / RN
AGOSTO DE 2012
ESCOLA
MUNICIPAL FRANCISCO GOMES PINTO
ENSINO DE 1º AO 9º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
VIÇOSA / RN
PROJETO FOLCLORE: “MANIFESTAÇÕES
CULTURAIS”
Local: Escola M. Francisco Gomes Pinto
Público alvo: alunos do 1º ao 5º ano do
Ensino Fundamental
Responsáveis: Professores e coordenadora
das referidas turmas
Período: Mês de Agosto de 2012
JUSTIFICATIVA:
Todo e qualquer ser
humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que
mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem
diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos,
o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística,
literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, os
sistema político, contexto econômico, além de outros.
O fato é que esses
fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e
formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que
recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura de forma que nos
tornamos como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de
valores transmitidos por nosso grupo
social é sua identidade.
O folclore pode ser
definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular,
considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico
de um povo. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural e seu
folclore é riquíssimo.
Oferecer aos alunos a oportunidades de conhecer e resgatar
a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes
formas de expressão e manifestações folclóricas, as festas populares, o
artesanato e a medicina popular, danças e os “causos” contados pelo
Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas, lendas, fábulas, ditados
populares, superstições.
O Folclore é uma manifestação
popular que deve ser preservada por ser um patrimônio imaterial da cultura
brasileira. É imprescindível que as futuras gerações tenham conhecimento das
tradições, lendas que norteiam a formação do povo brasileiro.
OBJETIVOS
GERAIS:
v Participar
de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade, região ou do
Brasil;
v Resgatar,
vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
v Interessar-se
por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
v Conhecer
e resgatar algumas lendas, inclusive as regionais;
v Conhecer
e valorizar a própria cultura;
v Estabelecer
relação entre o falado e o escrito;
v Conhecer
semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore
brasileiro;
v Identificar-se
como parte integrante da cultura popular;
v Pesquisar
e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região ou
do nosso município;
v Identificar
o uso da linguagem formal e informal;
v Trocar
idéias e respeitar a percepção do outro;
v Emitir
opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS:
v Lendas
típicas do Brasil
v Lendas
da nossa região
v Adivinhas
v Trava-línguas
v Piadas
v Parlendas
v Poemas
ATIVIDADES:
v Apresentação de textos diversos sobre o tema Folclore;
v Atividades lúdicas:
v O que é
folclore;
v Quais as
cantigas do nosso folclore;
v Como são
os personagens do nosso folclore;
v Quais as
brincadeiras que conhecemos do nosso folclore;
v Pesquisa
de lenda, parlenda e mitos;
v Interpretação
de texto;
v Caça
palavras;
v Leitura;
v Produção
de textos;
v Brincadeiras;
v Recortes;
v Textos e
poesias;
v Músicas;
v Cruzadinhas;
v Adivinhas;
v Provérbios;
v Pesquisa;
v Jogos e
brincadeiras;
v Cartazes.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
1º momento:
v Pesquisas
sobre as manifestações culturais do folclore do nosso país;
v Leituras
de diferentes textos informativos sobre aspectos físicos e culturais das
regiões;
v Filtrar
as informações que irá dar mais ênfase com a turma
2º
momento:
v Montagem
de murais
v Produções
textuais
v Atividades
diversificadas
v Trabalhos
de artes
3
º momento:
v Socialização
das atividades desenvolvidas
v Exposição
dos trabalhos
AVALIAÇÃO:
v Será realizada através de observações como: A criança demonstrou
interesse pelo assunto; foi capaz de internalizar as manifestações culturais
desenvolvidas no nosso município ou região; É capaz de se expressar fazendo uso
das diferentes linguagens exploradas; Participou ativamente das atividades propostas
etc...
Fotos e postagem por Revelucia (coordenadora Pedagógica)
Nenhum comentário:
Postar um comentário