terça-feira, 28 de agosto de 2012

22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE


APRESENTAÇÕES DO PROJETO FOLCLORE NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO GOMES PINTO / VIÇOSA - ANO 2012



PROFESSORA SILVIA PATRÍCIA COM A TURMA DO 4º ANO "C"
CONFIRA AS FOTOS

ALUNA MONIKE, REPRESENTANDO A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA

ALUNA VALESKA, REPRESENTANDO A LENDA DA UIRAPURU

ALUNO LEONARDO - (SACI PERERÊ) - ANAIAS (O CURUPIRA) - RODRIGO (PAPA-FIGO)

A VICE DIRETORA FRANCISCA ALVES PRESTIGIANDO AS APRESENTAÇÕES

A PROFESSORA NEIDE COM OS PERSONAGENS

RODRIGO COMO PAPA-FIGO ESTA MUITO BOOOOOMMMMMMM

A PROFESSORA SILVIA E SUA TURMA, LEGAL DEMAISSSSSSSSSSS...



A PROFESSORA ELZA TENTANDO SEGURAR O SACI POR ALGUNS MINUTOS......


REVELUCIA (COORDENADORA EDAGÓGICA) TAMBÉM PRESTIGIOU A APRESENTAÇÃO
FOTOS DA TURMA DO 3º ANO "A" COM A PROFESSORA VALMIRA QUE TRABALHOU COM PARLENDAS E NO FINAL CONFECCIONOU UM LIVRO SANFONADO
CONFIRA AS FOTOS


RODA DE LEITURA DE PARLENDAS

CADA ALUNO LENDO A SUA PARLENDA ESCOLHIDA NOS LIVROS DO PROJETO TRILHAS















PAINEL COM AS LENDAS

ALUNOS DO 3º ANO "B" - PROFESSORA AURENÍVEA - TRABALHOU COM AS LENDAS DO FOLCLORE






ALUNOS DO 5º ANO "A" - PROFESSORA ANA CLÁUDIA - TAMBÉM TRABALHOU O FOLCLORE - CONFRA AS FOTOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS






A PROFESSORA ANA CLÁUDIA E SUA TURMA

O ALUNO JOSÉ AUGUSTO REALIZANDO AS TAREFAS NA SALA DE AULA

OLHA A TURMA DO 5º ANO 'A' NÃO É LEGAL?
A TURMA DO 2º ANO "U" - PROFESSORA MÔNICA IZABEL - TRABALHOU COM BRINCADEIRAS
VEJAM AS FOTOS
AS MENINAS PULANDO CORDA

OS MENINOS PULANDO ELÁSTICO

QUEM APAGOU AS LUZES????????????


A PROFESSORA GIRANDO A CORDA PARA AS CRIANÇAS BRINCAR

ESSA BRINCADEIRA É BOLA DE GUDE, ESSA É LEGAL..........
ALUNA GERLLANYA E ANALISSE

GERLLANYA E KATIANY

ANALISSE E INGRID

ANALISSE E INGRID

GERLLANYA - ANALISSE E KATIANY

ESSAS MENINAS SÃO DEMAIS.............
A TURMA DO 1º ANO COM A PROFESSORA ELZA -
PINTANDO ATIVIDADES







ESSE FOI O PAINEL DA SALA DA PROFESSORA ELZA

PROFª ELZA E SUAS CRIANÇAS PINTANDO


ALUNOS DO 4º ANO "A" - PROFESSORA JAILMA

VEJAM AS FOTOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS







TRABALHO FEITO PELOS ALUNOS


PROFESSORA JAILMA E SUA TURMA DO ANO ANO "A"

ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO GOMES PINTO

ENSINO DE 1º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
VIÇOSA / RN

 

 

 




 

PROJETO FOLCLORE

“MANIFESTAÇÕES CULTURAIS”




IDEALIZADORES:
ü  Revelucia de Paiva Freitas (Coordenadora Pedagógica)
ü  Antonia Elza Sabino (Profª: 1º ano “U”)
ü  Mônica Izabel de S. Monteiro(Profª: 2º ano “U”)
ü  Valmira Sabino de Almeida (Profª: 3º ano “A”) 
ü  Aurenívea Andrade (Profª: 3º ano “B”)
ü  Jailma Batista (Profª: 4º ano “A”)
ü  Maria Aurilene C. de Andrade (Profª: 4º ano “B”)
ü  Sílvia Patrícia de Oliveira (Profª: 4º ano “C”)
ü  Ana Cláudia de S. Monteiro (Profª: 5º ano “A”)
ü  Cledna Fernandes de Oliveira (Profª: 5º ano “B”)





VIÇOSA / RN
AGOSTO DE 2012
ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO GOMES PINTO
ENSINO DE 1º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
VIÇOSA / RN


PROJETO FOLCLORE: “MANIFESTAÇÕES CULTURAIS”

Local: Escola M. Francisco Gomes Pinto
Público alvo: alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Responsáveis: Professores e coordenadora das referidas turmas
Período: Mês de Agosto de 2012


JUSTIFICATIVA:

Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns  fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, os sistema político, contexto econômico, além de outros.
O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura de forma que nos tornamos como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse  conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.
O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico   de um povo. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural e seu folclore é riquíssimo.
Oferecer aos alunos a oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas, as festas populares, o artesanato e a medicina popular, danças e os “causos”  contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas, lendas, fábulas, ditados populares, superstições.
O Folclore é uma manifestação popular que deve ser preservada por ser um patrimônio imaterial da cultura brasileira. É imprescindível que as futuras gerações tenham conhecimento das tradições, lendas que norteiam a formação do povo brasileiro.


OBJETIVOS GERAIS:

v  Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade, região ou do Brasil;
v  Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
v  Interessar-se  por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
v  Incentivar  a entender a sabedoria popular e sua influência e na vida social;
v  Envolver  as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

v  Conhecer e resgatar  algumas lendas, inclusive as regionais;
v  Conhecer e valorizar a própria cultura;
v  Estabelecer relação entre o falado e o escrito;
v  Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;
v  Identificar-se como parte integrante da cultura popular;
v  Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região ou do nosso município;
v  Identificar o uso da linguagem formal e informal;
v  Trocar idéias e respeitar a percepção do outro;
v  Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;



CONTEÚDOS ESPECÍFICOS: 

v  Lendas típicas do Brasil
v  Lendas da nossa região
v  Adivinhas
v  Trava-línguas
v  Piadas                                   
v  Parlendas
v  Poemas

ATIVIDADES:

v  Apresentação de textos diversos sobre o tema Folclore; 
v  Atividades lúdicas:
v  O que é folclore;
v  Quais as cantigas do nosso folclore;
v  Como são os personagens do nosso folclore;
v  Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore;
v  Pesquisa de lenda, parlenda e mitos; 
v  Interpretação de texto;
v  Caça palavras;
v  Leitura;
v  Produção de textos;
v  Brincadeiras;
v  Recortes;
v  Textos e poesias;
v  Músicas;
v  Cruzadinhas;
v  Adivinhas;
v  Provérbios;
v  Pesquisa;
v  Jogos e brincadeiras;
v  Cartazes.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

1º momento:
v  Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore do nosso país;
v  Leituras de diferentes textos informativos sobre aspectos físicos e culturais das regiões;
v  Filtrar as informações que irá dar mais ênfase com a turma

2º momento:
v  Montagem de murais
v  Produções textuais
v  Atividades diversificadas
v  Trabalhos de artes

3 º momento:
v  Socialização das atividades desenvolvidas
v  Exposição dos trabalhos


AVALIAÇÃO:

v  Será realizada através de observações como: A criança demonstrou interesse pelo assunto; foi capaz de internalizar as manifestações culturais desenvolvidas no nosso município ou região; É capaz de se expressar fazendo uso das diferentes linguagens exploradas; Participou ativamente das atividades propostas etc...












Fotos e postagem por Revelucia (coordenadora Pedagógica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário