quarta-feira, 13 de abril de 2011

Turma do 5º Ano "B"


Professora Cledna Fernandes do 5º Ano "B"


                        A turma do 5º Ano "B" da professora Cledna Fernandes, se prepara para as comemorações que teremos durante esse mês de Abril, com atividades pedagógicas educativas, tais como:
  • Dia 13 de Abril "Dia do hino nacional brasileiro";
  • Dia 18 de Abril "Dia do livro infantil", homenagem a Monteiro Lobato;
  • Dia 19 de Abril "Dia do índio";
  • Dia 21 de Abril "Dia de Tiradente";
  • Dia 22 de Abril "Dia do Descobrimento do Brasil"
  • Como também a pascoa;
                      A professora e os alunos juntos com a equipe pedagógica: Revelucia e Adalmaria, com apoio da direção, preparam para os alunos atividades educativas para descontrair e educar, tais como: recorte, colagem, pintura, confecção de atividades artísticas, aulas expositivas das datas comemoradas, entre outras.

A turma é formada pelos seguintes alunos:
ADRIAN DAVID ALVES FERREIRA
ALIXANDRE MONTEIRO DE SOUZA
BARBARA MICHELE DE OLIVEIRA
BRUNA GABRIELLE DE OLIVEIRA
CARLOS DANIEL ALVES DA SILVA
CARLOS DANIEL MAIA LOPES
CARLOS HENRIQUE DA SILVA
ERIK HENRIQUE DE CARVALHO LIMA
FRANCISCO DANILO DE OLIVEIRA
FRANCISCO EUDES DE ALMEIDA FILHO
FRANCISCO FÁBIO DE SOUZA SOARES
JOSÉ AUGUSTO FERREIRA DA SILVA
KHAYKE RENNOAN MATIAS DE MEDEIROS
LUCAS JOSÉ LOPES DE SOUZA
MARIA DENISE DE OLIVEIRA FILGUEIRA
PEDRO EMANUEL DE OLIVEIRA CAVALCANTE
TALINE YASMIM DA S. FERNANDES
VALDIRA LIMA MAIA

Confiram as fotos:

Durante atividade na Biblioteca "Lívia Martins Pinto"


Durante atividade em sala de aula.



Carlos Daniel na Biblioteca.


O aluno Fábio em sala de aula.


Incentivo a leitura





Bruna, Lucas, Valdira e Barbara, atividade de leitura socializada.

A TURMA FAZ DIVULGAÇÃO DO PROJETO:

"CAMINHOS PARA FORMAR LEITORES"


ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO GOMES PINTO
PROF.: CLEDNA FERNANDES DE OLIVEIRA
TURMA 5º ANO “B”
PROJETO DE LEITURA

TEMA: “Caminhos para formar leitores”

“Ah! Tu, livro despretensioso, que na sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu, pelo qual se encontrou e, sem figuras sem extravagância, vê-la esquecer as horas, os companheiros, a merenda... tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será na verdade, imortal.”
Cecília Meireles.

1- Justificativa:

                   Convivendo com os alunos observei a dificuldade que eles têm para:
• Interpretar um problema de matemática, um texto de ciências, um livro de literatura etc;
• Expressar suas ideias, o que sentem e o que pensam através da escrita.
                    Estes alunos precisam aprender a expressar o que sentem e o que pensam para conseguirem se realizar com mais facilidade ao longo da vida.
                   O estudo da língua portuguesa e a leitura são ingredientes básicos e fundamentais nesse processo. QUEM LÊ E INTERPRETA O QUE LEU, RESOLVE QUALQUER PROBLEMA E ESCREVE BEM. 
                   Por entender assim, proponho um trabalho intensivo para, com o objetivo de despertar o gosto de ler e, consequentemente, formar alunos capazes de interpretar bem o que leem e de se expressar corretamente, esperando que, aos poucos, cada um se torne um verdadeiro leitor.
                  O projeto apresentado aborda a importância da biblioteca escolar “Lívia Martins Pinto”, a serviço da literatura, destacando especialmente a Literatura Infantil.

2- Objetivo:

                 Despertar o gosto de ler nos alunos do 5º Ano “B”, consequentemente, formar alunos capazes de interpretar bem o que leem e de se expressar corretamente.

3- Desenvolvimento:

                A biblioteca escolar “Lívia Martins Pinto” exerce um papel fundamental na realização desse projeto, na formação do aluno leitor, e deve ser transformada no espaço mais fascinante da escola. Deve ser um lugar agradável, dinâmico, descontraído, onde imperem as boas relações entre alunos, livros e professor. O espaço físico deve ser acolhedor, cheio de vida, organizado e limpo; com cantinhos aconchegantes, gostosos, onde a aprendizagem vá acontecendo, sem imposições, como um convite mágico, como uma descoberta.

                 A função primordial é o prazer do leitor. Através deste prazer estaremos atingindo o objetivo do projeto. Suponhamos que o mistério, por exemplo, seja o tema gerador de interesses de leitura. Toda a biblioteca será trabalhada no sentido de se transformar no mundo de mistério.

                Os livros de Literatura Infantil devem estar organizados por faixa etária e podem ser emprestados aos alunos para serem lidos em casa. Para isso, organizar fichas para controlar entradas e saídas de livros, a data de devolução e quem está na fila aguardando.

               O aluno que participar desse sistema de empréstimos de livros de Literatura Infantil receberá a carteirinha de Sócio da Biblioteca “Lívia Martins Pinto”, como forma de incentivo ao ato da leitura e visita à biblioteca.

               Os alunos que, no decorrer do ano, demonstrarem maior interesse pela leitura, poderão ser premiados com brindes surpresa, como hora Cívica do bimestre, festa aberta à comunidade, festa do dia dos pais, festa do dia das mães etc.

4- Distribuição de Responsabilidades:

1. Caberá à Biblioteca:


 
• Destinar um profissional (bibliotecário) com experiência em Literatura Infantil para acompanhar, exclusivamente, o andamento e a realização do Projeto.
• Acompanhar e valorizar o desenvolvimento, o andamento e a realização do Projeto;
• Fornecer material necessário para a realização das propostas;
• Em reunião de pais, conscientizar sobre a importância do projeto.

2. Caberá aos Pais:

• Acompanhar este processo em casa, incentivando seus filhos à leitura.

3. Caberá ao Professor idealizador do projeto:


 
• Incentivar a leitura de forma criativa, ou seja, SEDUZIR seus alunos para a leitura dos livros;
• Promover atividades variadas e interessantes de acompanhamento da leitura dos livros (segue em anexo propostas de trabalhos).

5- Duração:
               O Projeto será desenvolvido a partir do mês de  abril de 2011 e poderá permanecer em evidência nos anos seguintes, caso, após avaliação, sinta-se necessidade de se manter o projeto.

6- Anexo:

• Confeccionar a Carteirinha do professor;
• Confeccionar a Carteirinha do aluno;
Atenção: Estou feliz pela oportunidade de blogger o meu projeto de leitura, para que os pais dos meus alunos possam confiar, incentivar e contribuir com sua participação, que é muito importante.

AGUARDEM NOVAS POSTAGEM!!!
ABRAÇO!!!

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